quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ATV 2.5 MÓDULO II -PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO





ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ GONÇALVES DO NASCIMENTO
PROFESSORAS:
Benigna – 4ª série
Lindinalva- 5ª série
Anemilia- 1º ano
TEMPO PREVISTO: uma semana - de 23/11 a 27/11/09

PROJETO: VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS




JUSTIFICATIVA
Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório lingüístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado: VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.


OBJETIVO GERAL
Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico, apropriado nesse tipo de texto.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.

Reconhecer a fábula como gênero literário que veio do conto popular.
Desenvolver o imaginário.

Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade.

Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos.

Compreender a moral implícita no texto.

Descrever a ambientação e os personagens da fábula.

Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história.

Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos.

Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na fábula.

Realizar leitura fluente com compreensão.


METODOLOGIA


Usar recursos tecnológicos para facilitar a apredizagem da leitura e escrita;
Assistir fábulas no site do youtube;
Ampliar o repertório lingüístico.
Reconhecimento da tipologia textual.
Produção de texto, modificando a tipologia: história em quadrinhos, quadrinha, poema, música...
Produção analisando as seguintes regularidades: seqüência lógica, regras ortográficas, sistema de pontuação...
Narração de fatos do cotidiano, relacionadas à moral da história.
Descrição dos personagens e ambientação.
Dramatização do gênero textual.
Utilização do dicionário, como fonte de pesquisa.
Leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e também para: revisar estudar e escrever.

CULMINÂNCIA
Dramatização do gênero textual, para outras turmas da escola.
Criação de um blog coletivo.


RECURSOS
COLEÇÃO: AS MELHORES FÁBULAS
EDIT. BRASILEITURA
LIVRO:LITERATURA ORAL PARA A INFÂNCIA E A JUVENTUDE: lendas, contos e fábulas populares do brasil;
SALA DE INFORMÁTICA
TV
DVD
DATASHOW
APARELHO DE SOM


ANÁLISE REFLEXIVA DO MINI-PROJETO:

VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS

TRABALHO DE GRUPO: ATV 2.5

Professores: Benigna, Lindinalva e Anemilia .

Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento.

Escolhemos um tema: (fábulas) que despertassem no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências e que os tornassem leitores e produtores competentes de textos, através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico, apropriado nesse tipo de texto. Além do uso de meios tecnológicos: computadores, data show e som.

Fizemos um mini-projeto que foi executado em uma semana, com ações desenvolvidas em sala de aula, e na sala de informática, adaptando as ações pelo professor de acordo com cada turma e série.

Durante a realização das atividades levamos os alunos para a sala de informática, sugerindo alguns sites de pesquisas de leituras de vários gêneros: poemas, texto narrativos, histórias em quadrinho, lengalenga, dramatização, músicas, vídeos e outros. Além de atividades direcionadas na sala de aula com produções.

www.contandohistoria.com/a_formiguinha_e_a_neve.htm

www.slideshare.net/.../a-formiga-e-a-neve

http://www.qdivertido.com.br

www.bilibio.com.br

www.youtube.com

www.saudeanimal.com.br/fabula12.htm

www.sumauma.net/.../crianca-formiga.html

Com o termino do desenvolvimento das atividades fizemos a culminância com a apresentação da dramatização da cigarra e da formiga pelos alunos e criamos um blog coletivo, com as postagens com foto, atividades e textos pesquisados e lidos por eles.

Visualizando as atividades do blog no data show, pedimos que os alunos deixassem seu comentário individual no blog.

HTTP://proinfoetecnologia.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário