quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DO PORTAL DO PROFESSOR




Reescrevendo estórias: A cigarra e a formiga
17/09/2008

Autor e Co-autor(es)
Autor RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA
CAMPO MOURAO - PR
NTE - CAMPO MOURÃO
Co-autor(es)
EZIQUIEL

MINHA ANÁLISE
As estratégias utilizadas pela professora foram:- utilização do laboratório de informática;- aula interativa em grupos em sala de aula e no laboratório de informática.
Com a exploração diversificada da fábula pude perceber que foi feito uma análise crítica das informações; fazendo a interpretação das fábulas com observação a relação de valores morais imbricadas nessas obras literárias. Além de mostrar aos alunos que a linguagem escrita tem o poder de propagar idéias e valores através dos tempos, observando a presença marcante das fábulas e seu não envelhecimento nas gerações de crianças. Saber que é por meio da criatividade humana que um texto amplamente conhecido pode sofrer alterações e ganhar novo fôlego e público de interesse das crianças.
No laboratório de informática, a professora indicou um site para os alunos acessassem.http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm (Trata-se de um recurso de áudio que retrata uma nova versão para a fábula "A Cigarra e a Formiga").
Nesta versão a cigarra transforma-se em uma cantora famosa e a moral da estória está em uma relação equilibrada entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo.
Na atividade 5 a professora direcionou uma tarefa de transposição da estória criada em cada grupo por uma história em página web. Onde os poderão criaram wikis. Cada wiki foi formado pelo texto criado em sala de aula e enriquecida com imagens e links que agregraram informações ao texto, seja para esclarecer o significado de alguma palavra ou levar mais informação ao leitor da wiki. Ao final da atividade os grupos interagiram, fazendo comentários uns nos textos dos outros, na própria estrutura da wiki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário